
Dicas práticas para te ajudar a abrir o seu negócio
Abrir o próprio negócio e arriscar-se no empreendedorismo não é fácil, mas é algo que vale a pena, principalmente se for feito com dedicação.
As dificuldades vão existir em qualquer coisa que você for fazer na sua vida, mas tudo que é feito com planejamento e organização, acaba dando certo.
Em nosso país é complicado empreender, principalmente, por conta dos impostos e da burocracia que acaba dificultando e muito a vida de quem deseja abrir seu próprio negócio. Mas queremos que você vá em frente e por isso vamos lhe dar dicas para que você siga adiante com seus sonhos. Acompanhe:
Aprenda a negociar
Essa dica vale nas negociações com seus clientes e também com seus fornecedores.
Com seus clientes você vai negociar no momento em que seu preço for questionado. Você terá que provar que seu produto/serviço vale o que está cobrando.
No caso dos seus fornecedores, aprender a negociar vai fazer muita diferença na hora de economizar e aumentar assim sua lucratividade.
Controle seu estoque
Mantenha seu estoque organizado independente se é físico ou digital. Lembre-se que se você vendeu algo, você precisa entregar para o seu cliente e por isso é imprescindível que você tenha controle das quantidades do seu estoque. Um erro pode por todo seu negócio a perder e sua credibilidade também.
Não misture as finanças
Lembre-se que o seu dinheiro não pode ser misturado ao da empresa. Este é um erro que a maioria dos empreendedores comete. Além disso, o ideal é que o empreendedor trabalhe com contas bancárias separadas e de preferência tenha um cartão corporativo, pois assim vai ser mais fácil ainda manter as contas em ordem
Defina o valor do seu produto da maneira correta
A maioria dos empreendedores acaba pecando neste quesito. Alguns exageram no valor e acabam cobrando muito caro, pois tem ânsia de faturar alto logo no começo. Mas existe o ponto contrário que é aquele que, para atrair a clientela, acaba colocando seu preço lá embaixo e no fim das contas sai no prejuízo. O ideal é que você pesquise muito bem seus concorrentes e seus preços, analise seu tempo de trabalho, esforço e só aí coloque um preço justo para ambas as partes.
Para finalizar uma última dica: procure a ajuda de um escritório contábil para te ajudar com as questões burocráticas. Assim você poderá colocar todas as dicas acima em prática com mais tempo e tranquilidade.