Entenda o que é Contabilidade Consultiva

Entenda o que é Contabilidade Consultiva

Uma das principais áreas de atuação da contabilidade é a consultoria. A contabilidade consultiva é uma área da contabilidade que se dedica a prestar serviços de assessoria e orientação a empresas e profissionais liberais.

A contabilidade consultiva pode fornecer uma variedade de serviços, incluindo análise financeira, análise de custos, planejamento financeiro, estruturação tributária, modelagem financeira e análise de investimentos. Os profissionais da área podem trabalhar em uma variedade de industries, incluindo bancos, seguradoras, fundos mútuos, empresas industriais e comerciais. Alguns profissionais especializam-se em determinadas áreas da contabilidade consultiva, enquanto outros oferecem um leque mais amplo de serviços.

Para isso, seus profissionais utilizam ferramentas de análise econômico-financeira, além de conhecimentos técnicos específicos. Dessa forma, a contabilidade consultiva tornou-se uma importante aliada das empresas na gestão dos negócios.

Tal serviço pode ser prestado por escritórios de contabilidade ou por profissionais liberais. Os escritórios costumam oferecer um leque mais amplo de serviços, enquanto os profissionais liberais geralmente se especializam em determinadas áreas.

No entanto, independentemente do tipo de prestador de serviços escolhido, é importante que o cliente verifique se o profissional ou o escritório possui experiência e credibilidade no mercado. Além disso, é fundamental que haja um bom diálogo entre cliente e prestador de serviços para que as expectativas sejam atendidas.

Compartilhe:
Entre em Contato