Saiba construir o seu patrimônio empresarial

Aplique uma gestão empresarial bem definida em sua empresa, com foco no seu patrimônio

A discussão quanto a contextualização do patrimônio é de um campo extremamente relativo. Há uma linha tênue entre a teoria e a prática. Na prática, ela faz parte do processo de serviços de contabilidade. Isso porque é importante estar em um campo mais técnico, justamente para retirar essa responsabilidade do próprio gestor, colocando em termos contábeis para que o enfoque da gestão da empresa venha a ser a parte técnica de produção e distribuição do produto ou serviço, enquanto cabe aos serviços contábeis tais análises financeiras práticas.

Basicamente, o patrimônio calcula os bens da empresa de forma geral, mas engana-se que isso trata apenas de entrada e aquisições. De uma agulha a um funcionário, tudo o que a empresa adquire é um bem, por outro lado, os gastos e saídas também entram na contabilização do patrimônio.

Acompanhe esse artigo e saiba melhor o que define, via serviço de contabilidade, o patrimônio da sua empresa.

IMPORTÂNCIA

A gestão financeira empresarial e a definição de patrimônio é semelhante a gestão financeira da vida pessoal, pois precisa de organização e definição pessoal de entradas e saídas, gastos e recebimentos. Ou seja, um empreendedor precisa dividir as suas contas pessoais e da empresa, mas a parte prática a administração pouco muda, apenas os valores e necessidades.

Para uma empresa, o empreendedor precisa ter bem definido quais são os seus gastos e identificá-los. E os gastos precisam ser definidos dentro de um contesto variável, ou seja, aqueles gastos que não são fixos e estão dentro de um campo de eventualidades, e os gastos fixos. Um bom exemplo pode ser visto, por exemplo, em uma gráfica, que tem o gasto fixo com cartuchos, papéis etc, mas um gasto variável quando uma máquina tem algum problema ou precisa ser trocada.

Definir e colocar no papel de forma específica e bem definida parece ser simples, mas faz parte de um serviço de contabilidade. Muitos empreendedores acham que podem fazer isso sozinho por saberem que a prática de levantamento de patrimônio empresarial é semelhante à da sua pessoal, mas esquecem que na sua vida empresarial muitas são as responsabilidades, sendo assim, nada melhor do que alguém cuidar especificamente da us gestão de patrimônio para que a gestão da empresa não venha focar apenas no patrimônio e deixar a produção de serviço para trás ou não focar devidamente no patrimônio, por isso a construí-la dentro de um serviço de contabilidade é de fundamental importância.

MODO DE CALCULAR O PATRIMÔNIO

Para que você possa calcular o seu patrimônio, precisa o definir em forma líquida, ou seja, quanto você lucra no mês? Isso é de extrema importância para a saúde financeira da sua empresa, pois define muito a sua sobrevivência. Quanto menor o porte da empresa, mais esse cálculo serve como uma linha de sobrevida que define sucesso ou fracasso do negócio.

Até mesmo por isso, faz-se tão necessário a parceria com um serviço de contabilidade competente, que não só analisará números, mas pode produzir estudos de crescimento financeiro da sua empresa. Essa eficácia, é extremamente importante para a continuidade do seu projeto.

PRÁTICA

Concluindo a definição de patrimônio empresarial, claro que não poderíamos esquecer da aplicação prática.

Para colocá-lo em prática, precisará separar os ativos e os passivos financeiros, ou seja, os ativos pode ser definidos por aquilo que não muda e talvez você só gastará uma vez, na efetivação da compra (caso não venha ser parcelado). Maquinários, computadores, peças e tudo aquilo que você, como empresário, venha receber no nome da sua empresa. Já os passivos entra nas contas a pagar, gastos com os maquinários (por exemplo, os cartuchos da impressora que precisam ser trocados dentro de uma periodicidade específica).

Fazendo isso, você já terá noção da entrada fixas e triviais da sua empresa e também da saída, o resultado do cálculo será o resultado do lucro líquido da sua empresa.

O estudo deste cálculo precisa ser efetivo e de conhecimento da gestão da empresa para que  fórmula venha ser aplicada na gestão prática da empresa que tenha noção exata do seu porte por meio do conhecimento do seu patrimônio.