A diferença entre planejamento estratégico e planejamento financeiro

Entenda o motivo da importância entre conhecer a diferença entre planejamento financeiro e estratégico no momento de captação de novos clientes

Planejamento estratégico é um termo bastante usado no universo empresarial, bem como, obviamente, finanças. O costume em usarmos esses termos leva muitas pessoas à confusão entre o planejamento estratégico e o planejamento financeiro. Neste artigo, veremos a principais diferenças entre eles.

As diferenças

Quando o planejamento se atenta apenas ao balanço financeiro da empresa, sem levar em consideração os fatores externos de mercado, podemos dizer que o serviço prestado foi de planejamento financeiro. Porém, caso houvesse um interesse da empresa, o planejamento poderia ser expandido dentro do conceito estratégico. Isso porque, todas as vezes que o planejamento é feito visando apenas as projeções financeiras, ele precisa analisar o conceito do mercado e da empresa internamente para chegar a essas conclusões, podendo também expandir o seu serviço projetando o futuro geral da empresa, segmentando-a ao mercado, fazendo, assim, um planejamento estratégico.

Quando falamos de planejamento estratégico, falamos em um serviço contábil amplo que passa por todas as esferas da empresa, estudando o mercado, clientes, concorrência etc. Já o planejamento financeiro é restrito na previsão de orçamentos, listas de trâmites financeiros periódicos e balancetes.

Etapas

O organograma a seguir explica a diferença prática entre o planejamento financeiro e o estratégico. Segue as diferenças mais claras:

  • Orçamento: enquanto o estratégico tem um foco funcional, o financeiro é pragmático quanto aos valores financeiros, pouco se importando com o custo-benefício.
  • O planejamento estratégico baseia-se em estudos científicos, inclusive de planejamento financeiro.
  • Ao planejamento estratégico compete o fornecimento geral de informações de uma contabilidade, não apenas financeiros.

Muito além da empresa como um valor econômico à sociedade, a observamos através do planejamento estratégico como um valor conceitual, dentro de uma filosofia, interferindo positivamente dentro das estratégias econômicas através do empreendedorismo nacional.

Orçamento

Muitas pessoas utilizam-se do termo “orçamento” para referir-se sobre planejamento financeiro, porém, se enganam que o planejamento de finanças é algo recorrente à empresa, já o orçamento desempenha um caráter mais anual. O planejamento financeiro, no caso, tem um ponto de partida e um ponto onde quer chegar dentro dos seus estudos de desempenho e previsões estratégicas, o que, por si só, também difere-se do planejamento estratégico, que é mais amplo e minucioso.